* Bioenergética ... Alexander Lowen .


"A vida de um indivíduo é a vida de seu corpo"

"Desde que o corpo com vida inclui a mente, o espírito e a alma, viver a vida do corpo inteiramente significa ser atento, espiritual e nobre. Se tivermos alguma deficiência em qualquer um destes aspectos do nosso ser, significa que também não estamos inteiramente com nosso corpo. Costumamos tratar o corpo como instrumento ou máquina.
Sabemos que, se ele falhar, nós estaremos em apuros. Mas o mesmo se pode dizer de um automóvel do qual somos tão dependentes. Nós não estamos identificados com o nosso corpo; na realidade, nós o traímos como ressaltei num livro anterior(O Corpo Traído-Ed.Summus-1979). Todas as nossas dificuldades pesoais advêm dessa traição, e acredito que a maioria dos nossos problemas sociais têm a mesma origem.
A bioenergética é uma técnica terapêutica que ajuda o indivíduo a reencontrar-se com o seu corpo, e a tirar o mais alto grau de proveito possível da vida que há nele. Essa ênfase dada ao corpo inclui a sexualidade, que é uma das suas funções básicas. Mas inclui também as mais elementares funções de respiração, movimento, sentimento e auto-expressão. O indivíduo que não respira corretamente reduz avida de seu corpo. Se não se movimenta livremente, limita a vida de seu corpo. Se não se sente inteiramente, estreita a vida de seu corpo e, se sua auto-expressão é reduzida, o indivíduo terá a vida de seu corpo restringida.
Na verdade, essas restrições à vida não são imposições involuntárias. Desenvolvem-se como forma de de sobrevivência no meio familiar e cultural que nega os valores do corpo em favor do poder, de prestígio e de bens materiais. Apesar disso, aceitamos tais restrições em nossas vidas pelo simples fato de não a questionarmos e, consequentemente, traímos nossos corpos. Nesse processo, destruímos também o ambiente natural do qual o nosso corpo depende para seu bem-estar. É igualmente verdadeiro que a maioria das pessoas não tem consciência de determinadas deficiências de seu corpo, deficiências estas que acabaram se tornando sua segunda natureza, compondo sua forma habitual de viver no mundo. O que é certo é que a maioria das pessoas atravessa a vida ultilizando apenas uma pequena parcela do seu potencial de energia e sentimento.
O objetivo da bioenergética é ajudar o indivíduo a retomar sua natureza primária que constitui na sua condição de ser livre, seu estado de ser gracioso e sua qualidade de ser belo. A liberdade, a graça e a beleza são atributos naturais a qualquer organismo animal. A liberdade é a ausência de qualquer restrição ao fluxo de sentimentos e sensações, a graça é a expressão desse fluir em movimentos, enquanto a beleza é a manifestação da harmonia interna que tal fluir provoca. Esses fatores denotam um corpo saudável e, portanto, uma mente saudável.
A natureza primária se um ser humano é ser aberto à vida e ao amor. Estar resguardado, encouraçado, descrente e fechado vem a ser a segunda natureza da nossa cultura. Essa é a forma que adotamos para nos proteger de sofrimentos, mas quando tais atitudes tornam-se caracterológicas ou estruturais em nossa personalidade,passam a constituir-se em uma dor ainda mais séria, provocanso uma multilação ainda mais grave que aquela sofrida originalmente.
A bioenergética tem como objetivo ajudar o indivíduo a abrir seu coração para a vida e para o amor. Essa não é uma tarefa fácil. O coração está muito bem protegido sm sua caixa óssea, e os caminhos que levam a ele estão fortemente defendidos, tanto física quanto psicologicamente. Essa defesa deve ser entendida e trabalhada para que possamos alcançar o objetivo descrito. Mas se este não for atingido, o resultado é trágico. Atravessar a vida como coração encarcerado é como fazer uma viagem transoceânica trancado no porão do navio. Todo o significado, a aventura, a excitação e a glória de viver estão longe de poderem ser vistos e tocados.
A bioenergética é uma aventura de autodescoberta. Ela difere de formas similares de exploração da natureza do ser por tentar e perseguir o objetivo de compreender a personalidade humana em termos de corpo humano. A maioria das explorações anteriores concentrava-se na em investigações sobre a mente. Estas nos forneceram informações valiosas, mas me parece que não chegaram a questionar o mais importante domínio da personalidade, que é precisamente sua base nos processos do corpo. Poderíamos afirmar com facilidade que o que acontece com o corpo necessariamente afeta a mente, mas isso que não se constitui em nenhuma novidade. Minha posição é que os processos energéticos do corpo determinam o que acontece na mente, da mesma forma que determinam o que acontece no corpo."





*Fonte.: Livro-Bioenergética/Autor-Alexander Lowen/Ed.Summus Editorial