* Bioenergética ... Alexander Lowen .


"A vida de um indivíduo é a vida de seu corpo"

"Desde que o corpo com vida inclui a mente, o espírito e a alma, viver a vida do corpo inteiramente significa ser atento, espiritual e nobre. Se tivermos alguma deficiência em qualquer um destes aspectos do nosso ser, significa que também não estamos inteiramente com nosso corpo. Costumamos tratar o corpo como instrumento ou máquina.
Sabemos que, se ele falhar, nós estaremos em apuros. Mas o mesmo se pode dizer de um automóvel do qual somos tão dependentes. Nós não estamos identificados com o nosso corpo; na realidade, nós o traímos como ressaltei num livro anterior(O Corpo Traído-Ed.Summus-1979). Todas as nossas dificuldades pesoais advêm dessa traição, e acredito que a maioria dos nossos problemas sociais têm a mesma origem.
A bioenergética é uma técnica terapêutica que ajuda o indivíduo a reencontrar-se com o seu corpo, e a tirar o mais alto grau de proveito possível da vida que há nele. Essa ênfase dada ao corpo inclui a sexualidade, que é uma das suas funções básicas. Mas inclui também as mais elementares funções de respiração, movimento, sentimento e auto-expressão. O indivíduo que não respira corretamente reduz avida de seu corpo. Se não se movimenta livremente, limita a vida de seu corpo. Se não se sente inteiramente, estreita a vida de seu corpo e, se sua auto-expressão é reduzida, o indivíduo terá a vida de seu corpo restringida.
Na verdade, essas restrições à vida não são imposições involuntárias. Desenvolvem-se como forma de de sobrevivência no meio familiar e cultural que nega os valores do corpo em favor do poder, de prestígio e de bens materiais. Apesar disso, aceitamos tais restrições em nossas vidas pelo simples fato de não a questionarmos e, consequentemente, traímos nossos corpos. Nesse processo, destruímos também o ambiente natural do qual o nosso corpo depende para seu bem-estar. É igualmente verdadeiro que a maioria das pessoas não tem consciência de determinadas deficiências de seu corpo, deficiências estas que acabaram se tornando sua segunda natureza, compondo sua forma habitual de viver no mundo. O que é certo é que a maioria das pessoas atravessa a vida ultilizando apenas uma pequena parcela do seu potencial de energia e sentimento.
O objetivo da bioenergética é ajudar o indivíduo a retomar sua natureza primária que constitui na sua condição de ser livre, seu estado de ser gracioso e sua qualidade de ser belo. A liberdade, a graça e a beleza são atributos naturais a qualquer organismo animal. A liberdade é a ausência de qualquer restrição ao fluxo de sentimentos e sensações, a graça é a expressão desse fluir em movimentos, enquanto a beleza é a manifestação da harmonia interna que tal fluir provoca. Esses fatores denotam um corpo saudável e, portanto, uma mente saudável.
A natureza primária se um ser humano é ser aberto à vida e ao amor. Estar resguardado, encouraçado, descrente e fechado vem a ser a segunda natureza da nossa cultura. Essa é a forma que adotamos para nos proteger de sofrimentos, mas quando tais atitudes tornam-se caracterológicas ou estruturais em nossa personalidade,passam a constituir-se em uma dor ainda mais séria, provocanso uma multilação ainda mais grave que aquela sofrida originalmente.
A bioenergética tem como objetivo ajudar o indivíduo a abrir seu coração para a vida e para o amor. Essa não é uma tarefa fácil. O coração está muito bem protegido sm sua caixa óssea, e os caminhos que levam a ele estão fortemente defendidos, tanto física quanto psicologicamente. Essa defesa deve ser entendida e trabalhada para que possamos alcançar o objetivo descrito. Mas se este não for atingido, o resultado é trágico. Atravessar a vida como coração encarcerado é como fazer uma viagem transoceânica trancado no porão do navio. Todo o significado, a aventura, a excitação e a glória de viver estão longe de poderem ser vistos e tocados.
A bioenergética é uma aventura de autodescoberta. Ela difere de formas similares de exploração da natureza do ser por tentar e perseguir o objetivo de compreender a personalidade humana em termos de corpo humano. A maioria das explorações anteriores concentrava-se na em investigações sobre a mente. Estas nos forneceram informações valiosas, mas me parece que não chegaram a questionar o mais importante domínio da personalidade, que é precisamente sua base nos processos do corpo. Poderíamos afirmar com facilidade que o que acontece com o corpo necessariamente afeta a mente, mas isso que não se constitui em nenhuma novidade. Minha posição é que os processos energéticos do corpo determinam o que acontece na mente, da mesma forma que determinam o que acontece no corpo."





*Fonte.: Livro-Bioenergética/Autor-Alexander Lowen/Ed.Summus Editorial

5 comentários:

  1. tudo isso que li aqui é simpremente maravilhoso parabens................................

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ler o livro. Onde posso encontrar essa terapia em Portugal?

    ResponderExcluir
  3. Namastê,
    Gratidão pela visita...então vc deve achar algum centro sim,mas dá uma procurada pela internet mesmo.Pq como vivo aqui no Brasil não tenho como te indicar.
    Grata.

    ResponderExcluir
  4. Em Portugal existe um grupo que é biotribe, todos óptimos terapeutas de bioenergética, em particular aconselho A Daya, é fantástica não só como terapeuta mas também como ser Humano.
    Namastê

    ResponderExcluir