Um Conto Hindú...


O Mestre dizia a seu discípulo:
-Tudo é Deus,infinito,puro e real,ilimitado,que vai além dos pares de opostos,livre de qualidades diferenciadoras e distinções restritivas.Este é o sentido último de todos os ensinamentos de nossas sabedoria sagrada.

O discípulo entendeu e disse:
-Deus é a única realidade.O Uno Divino pode ser encontrado em tudo.É impertubável pelo sofrimento ou qualquer outra imperfeição.Cada"Tu" e cada "Eu" é Sua morada,cada forma é uma imagem obscurecedora dentro da qual habita o único e inativo Agente.

Estava exultante uma onda sentimental o invadiu,fazendo-o sentir-se radiante e poderoso como uma nuvem que se avolumava até preencher o firmamento.Seu andar era lépido e sem peso.
Sublime,sozinho como a única nuvem do céu,ele seguia pela estrada quando um enorme elefante surgiu no sentido oposto.

O conarca,sentado sobre o pescoço do animal,gritou:
-Saia do caminho!!!

O discípulo vendo o elefante aproximar-se cada vez mais,pensou consigo mesmo:
"Por que deverei dar passagem para esse elefante?Sou Deus.O elefante é Deus. Deverá Deus ter medo de Deus?".
E assim,destemido e com fé,ele continuou no meio da estrada.Mas quando "Deus" veio de encontro a "Deus",o elefante ergueu sua tromba em torno da cintura do pensador e o atirou fora do caminho.Leve foram suas feridas apesar da dura queda.Coberto de pó,mancando,aturdido mentalmente e cheio de espanto,voltou ao mestre para contar sua pertubadora experiência.

O Mestre ouviu serenamente e,narrado o acontecimento,respondeu:
-De fato,tu és Deus,como também o elefante.Mas por que não escutastes a voz de Deus vindo a ti através do conarca,que também é Deus,pedindo que saísses do caminho???

Nenhum comentário:

Postar um comentário