*Se ... Prof.Hermógenes.




*Se*



Se, ao final desta existência,


Alguma ansiedade me restar


E conseguir me perturbar;


Se eu me debater aflito


No conflito, na discórdia…




Se ainda ocultar verdades


Para ocultar-me,


Para ofuscar-me com fantasias por mim criadas…




Se restar abatimento e revolta


Pelo que não consegui


Possuir, fazer, dizer e mesmo ser…




Se eu retiver um pouco mais


Do pouco que é necessário


E persistir indiferente ao grande pranto do mundo…




Se algum ressentimento,


Algum ferimento


Impedir-me do imenso alívio


Que é o irrestritamente perdoar,




E, mais ainda,


Se ainda não souber sinceramente orar


Por quem me agrediu e injustiçou…




E, mais ainda,


Se ainda não souber sinceramente orar


Por quem me agrediu e injustiçou…




Se continuar a mediocremente


Denunciar o cisco no olho do outro


Sem conseguir vencer a treva e a trave


Em meu próprio…




Se seguir protestando


Reclamando, contestando,


Exigindo que o mundo mude


Sem qualquer esforço para mudar eu…




Se, indigente da incondicional alegria interior,


Em queixas, ais e lamúrias,


Persistir e buscar consolo, conforto, simpatia


Para a minha ainda imperiosa angústia…




Se, ainda incapaz


para a beatitude das almas santas,


precisar dos prazeres medíocres que o mundo vende…




Se insistir ainda que o mundo silencie


Para que possa embeber-me de silêncio,


Sem saber realizá-lo em mim…




Se minha fortaleza e segurança


São ainda construídas com os materiais


Grosseiros e frágeis


Que o mundo empresta,


E eu neles ainda acredito…




Se, imprudente e cegamente,


Continuar desejando


Adquirir,


Multiplicar,


E reter


Valores, coisas, pessoas, posições, ideologias,


Na ânsia de ser feliz…




Se, ainda presa do grande embuste,


Insistir e persistir iludido


Com a importância que me dou…




Se, ao fim de meus dias,


Continuar


Sem escutar, sem entender, sem atender,


Sem realizar o Cristo, que,


Dentro de mim,


Eu Sou,


Terei me perdido na multidão abortada


Dos perdulários dos divinos talentos,


Os talentos que a Vida


A todos confia,


E serei um fraco a mais,


Um traidor da própria vida,


Da Vida que investe em mim,


Que de mim espera


E que se vê frustrada


Diante de meu fim.




Se tudo isto acontecer


Terei parasitado a Vida


E inutilmente ocupado


O tempo


E o espaço


De Deus.


Terei meramente sido vencido


Pelo fim,


Sem ter atingido a Meta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário